Enfim, Noruega!

Hej amiguinhos,

eu sei que prometi um post sobre o stopmotion, mas precisei adiar o tema porque no final de semana rolou uma aventura muito bacana: eu e o Bruno fomos para a Noruega!

E por um motivo muito especial: visitar o Even – o intercambista Norueguês que morou conosco em Santa Cruz do Sul durante um ano há cinco anos atrás! Como o tempo de vôo de Estocolmo e Oslo é de apenas uma hora, não havia desculpa pra adiar essa viagem que, embora bem curtinha, foi muito legal!

Chegando em Oslo – sol e muuuuito frio!

Chegando em Oslo, fomos recebidos pelo próprio Even e o pai dele. De lá, seguimos viagem até Hamar, a cidade onde eles moram – uma cidade pequena, mas muito bonita na beira do lago Mjøsa, a uma hora de distância de carro da capital. Even e sua família foram muito gentis em nos hospedar e oferecer a melhor experiência norueguesa possível – com direito a um banquete bem típico, com carne de alce(!) e cloudberries de sobremesa :]

Rune, Torill, Even e eu :]

No dia seguinte, o Even e a mãe dele nos levaram pra conhecer a cidade :] As paisagens nos deixaram muito encantados e o frio era bem mais intenso do que o de Estocolmo, fazia uns -11º – o que me pegou de surpresa… superestimei a minha “adaptação” ao frio e temi a perda do meu dedãozinho hahaha

frozen

A primeira parada foi o Hedmarksmuseet, um museu de história Medieval da Noruega que possui ruínas de uma catedral construída no século XI – e destruída pelos suecos em 1567 (freaking swedes!). Uma estrutura de aço e vidro foi construída para preservar as ruínas – uma das coisas mais lindas que eu já vi! É uma visão de cair o queixo! Infelizmente, não pudemos entrar, mas o lugar continua funcionando como uma igreja, abrigando muitos casamentos e, em função da acústica perfeita, muitos concertos.

Hedmarksmuseet – lindo!

Ruínas da Catedral de Hamarkaupangen – incrível!

Além das ruínas, o museu possui um parque maravilhoso às margens do lago Mjøsa (leia-se “Miossa“), o maior lago da Noruega. Mais uma visão de cair o queixo! Eu fiquei perplexa com a paisagem, acho que nunca tinha visto tanta imensidão e neve assim… só em cartão postal ou protetor de tela de Windows. Foi maravilhoso! E o Bruno se divertiu muito quicando pedrinhas na água :]

Bruno, eu e o lago Mjøsa <3

Bruno quicando pedrinhas ;]

nós turistando com Torill e Even

nós <3

Even, Bruno e Torill

Não bastasse a paisagem de água infinita e o frio… ainda tinha um bocado de neve! Mas neve de afundar os pés! Neve pra caramba! E a criatura feliz aqui se divertiu um monte tentando caminhar nela :] Na minha cabeça, eu ia ser a coisa mais graciosa que a Escandinávia já viu correr na neve… mas na realidade, eu tava mais pra um pinguim desengonçado mesmo.

Eu coisa mais linda, mais cheia de graça na neve…

só que não! hahaha

Depois de descongelar uns dedões no carro, o tour continuou no centro da cidade. Deu pra notar que Hamar é pequena e charmosa, a cidade toda é voltada para o lago Mjøsa que pode ser visto de quase todos os lugares (de tão grande que é). Como era domingo, praticamente todos os estabelecimentos estavam fechados e, segundo o Even e a mãe dele, quase todas as pessoas estavam na estação de cross-country ski (pesquisem no google), então pareceu super pacífico e silencioso, mas eles garantem que rola um movimento na cidade durante a semana :]

Turistando em Hamar – Torill, eu e Even

Detalhe no calçamento da cidade

Bruno marcando nosso território no Kunstsenter <3

Bruno marcando nosso território no museu

Estação de trem de Hamar – um charme!

Voltamos para o aeroporto de Oslo de trem, e durante todo o percurso vimos paisagens maravilhosas do lago Mjøsa (jura!). O passeio foi tão curtinho que deixou eu e o Bruno com muita vontade de voltar e conhecer as outras coisas lindas da Noruega… os fiordes e a aurora boreal estão na lista <3

Além disso, deu pra matar a saudade do Even! Como é bom rever pessoas queridas! Acho que ele e a família gostaram da nossa visita tanto quanto nós – também a minha família ficou super feliz lá no Brasil :] Resumindo… foi um final de semana sensacional!

Mal posso esperar pra outras aventuras por essas terras!